Site destinado à cultura Afro-brasileira

MAKEZU

12/05/2012 19:13

MAKEZU _ O FRUTO SAGRADO NA CULTURA BANTU

 

Makezu, também conhecido como makazu, mukezu, riquezu, lukezu. Como SIMBOLO SOCIAL a noz de cola faz parte de todas as atividades da vida diária e ela está associada a quase todos os eventos sociais. Para uma festa ou cerimônia para ser recompensado, as nozes de cola têm de ser oferecido aos convidados, em grandes números, se possível. Cerimônias, como compromissos, casamentos, nascimentos, que dá nome ao recém-nascido, batismo, a resolução de conflitos, a reconciliação, visitas aos idosos, funerais, o terceiro ou o quarto dia de luto ... tudo implica um imperativo o uso de noz de cola .. Isto mostra que a noz cola-se agora como um símbolo da hospitalidade, da amizade, a partilha, a compreensão mútua, respeito, solidariedade e sociabilidade. A expressão 'quebrar a cola' significa, 'partilha e amizade'. No Camarões, após receber água potável, ao visitante é oferecido uma noz de cola em sinal de boas-vindas. Se um homem de Cabinda (como também na Guiné e no Senegal) pede para casar com uma rapariga, que num primeiro momento, a fim de desvendar a sua intenção, envia uma certa quantidade de cola nozes à família da menina, a resposta é devolvido a ele da mesma forma: Para uma resposta positiva uma noz branca é devolvido, para uma resposta negativa a noz é o vermelha. Neste caso, a noz é utilizada principalmente como uma linguagem, como uma forma simbólica de comunicação entre dois grupos. Nas próximas fases seguintes, até ao casamento, maiores quantidades de frutas estão a ser oferecidos. Um hóspede se sentirá ofendido se o responsável pelo convite à casa não oferece um número importante de nozes de cola durante o evento. Em terras banto, ninguém vai visitar uma pessoa respeitada sem levar uma noz de cola. O primeiro contato entre o recém-nascido e o seu meio ambiente é estabelecida através da noz de cola, como esta é distribuída para os convidados, enquanto o nome da criança é anunciado. recusando-se a oferecer ou receber uma noz de cola é um sinal de rancor ou de conflito, tal aplica-se a toda a gente, ignorando a sua idade, sexo ou religião.

Dentre as inúmeras utilizações dos frutos nas configurações sociais, incluem o nascimento, cerimônias em que uma árvore de cola é plantada para o recém-nascido, que continuará a ser o seu proprietário ao longo da vida, morte e ritos em que é plantada uma árvore na cabeça da sepultura de um defunto chefe. As guerras foram declaradas e evitada pelo ritual apresentação e troca de noz de cola, insultos ou elogios trocados por variar a cor da casca rija oferecidos, uma vez que eles vêm na cor avermelhada e branca variedades, com o branco a ser a mais desejável. Uma audiência perante uma figura importante da entidade pode envolver a oferta de alta qualidade de noz de cola para mostrar respeito e, em muitas áreas, é uma obrigação social de oferecer a qualquer convidado a noz, com receio de ser dado um insulto. Muitas vezes a partilha da nozes de cola é uma condição prévia necessária para negócios envolvendo estrita etiqueta na apresentação, dividindo, e comendo a fruta.

O Mbuza no Congo (RDC) não iria sem uma noz de cola a um enterro ou cerimônia de luto de uma pessoa que era acostumado a consumir a noz cola freqüentemente quando estava viva. Esta é considerada a melhor maneira de se comunicar com a pessoa e para mostrar elevado respeito a essa pessoa. É profundamente mantida a dimensão 'partilha e convívio' da cola ...Mas é uma partilha dentro de uma camada restrita da sociedade, entre homens adultos, que teria o hábito de sessão em conjunto em torno de uma 'jarra'. Nessas ocasiões, a noz é cercada por uma espécie de mistério e de sua distribuição 'entre amigos' é ritualizado: uma noz está escondido sob o sua mão, ele gerencia imperceptivelmente para quebrar um pedaço que seja imediatamente posto em sua boca e mastigado, então, fazendo como se apertando as mãos do seu vizinho, ele passa a parte restante da noz para os próximos para servir-se às escondidas ... 'Proibido para aqueles que não são iniciados' parece ser a mensagem deste jogo 'sob à mesa 'dignas de um comportamento de casta. Na verdade, é o 'afrodisíaco', que é privilegiado neste aspecto, assim como o seu aspecto secreto.

Para a maioria dos povos banto, adivinhações rituais são uma parte essencial da vida diária. Um indivíduo lança peças de uma kola e pergunta ao oráculo na parte da manhã, a fim de determinar o que fazer para tornar o seu caminho com sucesso por meio do dia, uma família faz uma consulta para saber se a morte está rondando ou de conhecer a vontade dos antepassados para a resolução de conflitos no seio do lar; um rei pede ao conhecimento do seu adivinho a fazer a sua posição de autoridade segura. adivinhos são também os agentes de memória, os conservantes da história de um povo, ou, em tempos de crise, os criadores de um 'passado' ou uma 'visão'. Uma pessoa do estatuto muitas vezes é determinada por aquilo que é revelada em rituais de adivinhação da noz de cola, no momento do nascimento, provenientes da idade, do casamento, a investidura sacerdotal ou escritório real, a morte, e outros eventos críticos.

A noz de cola também aparece em práticas fetichista e animistica de adoração. Como um objeto religioso que cumpre uma função essencial neste contexto como um mediador entre o fetichista e seu paciente, entre simbolização e linguagem, os vivos e os espíritos.. É utilizado para adubar o totem antepassado, para se proteger contra o mal influências, para atrair boa sorte e sucesso. Entre a arte ritual dos Nkanu e Mbeko, o mais famoso e provavelmente também o mais original Nkisi é o Nkisi Mpungo, esses povos acreditam que sua força pode realizar todos os seus desejos e depois de confeccionada a escultura e ativar o poder da força dentro do objeto com uma semente de noz de cola, é preciso cinco folhas de capim dandá, uma noz de cola e vinho de palma, os capins são colocadas em volta do objeto e a mistura da noz mascada com o vinho de palma é borrifado sobre o capim e o objeto em sí.

Assim, como herança desses povos, nos reportamos as terras brasilis em especial para os candomblés angola/kongo que a utiliza (Tal qual os Bantos, usando os dedos e nunca objetos cortantes para parti-los) em todas as ocasiões benfazejas. No processo divinatório, para confirmações de oferendas. A noz de cola combinada com outras plantas, raízes e favas psicoativas como dandá, noz moscada, etc. reduzidas a pó, é usado em rituais de cura, no fechamento de corpo e na feitura de santo por meio de cortes agindo como cicatrizante. Nos sacramentos denominados massangá, ritual de batismo de água doce (menha) na cabeça (Mutuê) do iniciado (Ndumbi) usa-se a noz de cola (kezu), no Nkudiá mutuê, ritual de colocação de forças (Ngunzu, Muki) a santa semente está presente. Resta-nos (já que estamos em processo de resgate da cultura), como simbolo social, símbolo da hospitalidade, da amizade, a partilha, a compreensão mútua, respeito, solidariedade e sociabilidade, passarmos a ofececer essas nozes e utilizar a expressão 'quebrar a cola' que significa, 'partilhar amizade»

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode